Sexta-feira , 19 Abril 2024
Home / Acidentes / Acidentes com guindastes – Quem é responsável ?
guindastes.com
Acidentes com guindastes

Acidentes com guindastes – Quem é responsável ?

Nos últimos anos houve um aumento no número de feridos graves e mortes que resultaram de acidentes com guindastes. Estes acidentes têm ocorrido devido ao tombamento de guindastes, colapso, sobrecarregamento, quedas, falhas mecânicas, erros do operador, manipulação de cargas imprópria, equipamentos com falhas, trabalho em condições meteorológicas adversas tais como ventos fortes, falta de inspeções no guindaste, negligência geral, electrocussão ao tocar cabos de alta tensão, ferimentos ao montar ou desmontar o guindaste, guindastes com defeitos de design, e a falta de treinamento adequado do operador.

guindastes.com
Acidente com guindaste

 

Ainda que o número de acidentes com guindaste tenham aumentado nos últimos tempos, eles ainda são considerados um pouco raro na maioria dos locais de trabalho. Quando eles acontecem, no entanto, lesões muito graves e até mesmo pode resultar em morte. Porque os guindastes são projetados para serem pesados, transportar grandes cargas  e levantar objetos bem alto, quando há um acidente (como tombamento, colapso, caída de carga ou outro acidente semelhante), a força natural da gravidade aumenta a gravidade das lesões.

Devido ao alto risco de operação do guindaste, mais empregadores começaram a investir em programas de melhoria da educação de acidentes com guindaste. Colocar uma pessoa com formação inadequada atrás dos controles de um guindaste pode colocar todos dentro da zona de perigo que trabalha o equipamento em perigo. Um erro descuidado ou negligente pode ferir ou matar um grande número de pessoas. Programas de educação de guindastes são projetados para operadores para mostrar como ajustar adequadamente o guindaste, os perigos envolvidos com a operação do guindaste e ensinar como garantir a instalação adequada. Mesmo com mais educação e treinamento especializado, os acidentes com guindastes ainda vão acontecer e quando o acontecem, as partes negligentes devem ser responsabilizadas.

Há muitos tipos diferentes de guindastes, tais como: guindastes de construção, guindastes móveis, guindaste montado sobre caminhão,sistemas de elevação, plataformas elevatórias, caminhões caçamba, guindastes torre e guindastes ferroviários. Devido à variedade dos guindastes, pode ocorrer muitos tipos diferentes de acidentes com guindastes. Se você ou alguém que você ama foi ferido de alguma forma, como resultado de um acidente de guindaste, é uma boa ideia entrar em contato com um advogado de ferimento pessoal. Estes profissionais podem ajudá-lo a resolver todos os detalhes do seu caso, e normalmente trabalham em uma base de contingência, o que significa que você não tem nada a perder e tudo a ganhar.
Além de guindastes de terra tradicionais, como é comumente visto em canteiros de obras, é importante notar, há muitas indústrias diferentes que usam guindastes. Uma indústria que utiliza regularmente guindastes e está vendo maior números de acidentes é a indústria de transporte de carga marítima.
Estes guindastes podem ser facilmente localizados nas docas de grandes estaleiros. Às vezes chamada de guindastes de carga, ou guindastes marítimos, estes tipos de equipamentos são tão perigosos quanto seus primos terrestres.

 

Em resposta ao crescente número de acidentes com guindaste, a OSHA (Occupational Safety and Health Administration) estabeleceu as orientações para os programas de segurança e saúde no local de trabalho para indústria do estaleiro. Essas diretrizes estabelecem claramente dicas e informações para trabalhar no terreno e com o guindaste. As informações podem ser encontradas nos manuais da OSHA na secção “Elevar e transportar equipamentos”. Alguns dos regulamentos estabelecidos nestas diretrizes incluem:
• Os funcionários não devem entrar em qualquer área que está dentro do raio de rotação do guindaste;
• Todos os guindastes e outros tipos de torres que são usados ​​em uma base regular em ambos os navios e docas secas devem ser certificadas e testadas rotineiramente pelos inspectores profissionais de guindastes treinados;
• Todas as peças móveis do guindaste deve ser protegidos por guardas.

OSHA é o único responsável por fazer cumprir os regulamentos ajudando a proteger a segurança de todos os trabalhadores. Eles oferecem uma série de documentos que contêm orientações específicas para uma ampla variedade de guindastes.

Estas orientações devem ser seguidas, independentemente do tipo de guindaste ou de localização do guindaste. Alguns exemplos de regulamentos da OSHA incluem orientações para: gruas e guindastes básicos, pontes rolantes, pórticos, rastreador de locomotivas.

Outra razão para que os guindastes de carga sejam sujeitos a maior regulamentação é que são mais propensos a acidentes devido à sua localização. Na maioria dos casos, esses guindastes suportam diferentes condições climáticas e muitas vezes são deixados a céu aberto, expostos a vários elementos. A água salgada do oceano tem um grande impacto no equipamento e pode ser extremamente áspera nas partes móveis. Juntando isso com os danos da areia, o guindastes pode facilmente tornar-se vulnerável. É precisamente por isso que os guindastes precisam ser inspecionados e testados com bastante freqüência, a fim de verificar a segurança. OSHA fornece vários documentos que descrevem processos de inspeção adequados.
Mesmo com todas essas medidas de segurança firmemente no lugar, cada ano milhares de pessoas são feridas durante a utilização de guindastes. Enquanto esses equipamentos são necessários e bastante úteis, o fato é que eles também são bastante perigosos. Às vezes, lesões com o guindaste são devido à negligência do empregador ou a complacência em relação as inspeções freqüentes. Outras vezes, o acidente é um resultado da má formação ou um erro descuidado. Não importa o que causou o acidente, os resultados podem ser devastadores.
Se você ou alguém que você ama foi ferido em um acidente de guindaste, você não deve hesitar em contactar um advogado de ferimento pessoal. Esses advogados estão familiarizados com o processo legal para avaliar e lidar com esses tipos de reivindicações, e pode ajudá-lo através de cada passo do seu caso. Ele ou ela vai trabalhar duro para você e sua família, para garantir que você receba a compensação que você merece.

 

Um advogado de ferimento pessoal também será capaz de ajudá-lo a exigir uma indemnização em caso que o acidente foi causado devido a negligência de alguém. Se você perdeu um ente querido devido a um acidente de guindaste, um advogado irá ajudá-lo na apresentação de uma reclamação de morte por negligência, em um esforço para ajudar a recuperar pelo menos uma pequena parte de sua perda. Desde que as leis variam um pouco de país para país uma ação judicial referente a um acidente de guindaste pode ser um processo complexo.

 

Fonte: http://www.cranesy.com/crane-accidents-who-is-responsible/ 

Links extras

https://www.osha.gov/SLTC/cranehoistsafety/standards.html

https://www.osha.gov/SLTC/cranehoistsafety/

Check Also

VIDEO: Construcción de una autopista

Construção de uma rodovia em Holanda

Interessante vídeo de uma empresa holandesa “Den Haag”, mostrando a construção de uma rodovia. Assistam, ...

normas técnicas para guindastes

Normatização para operação com guindastes

O Brasil é a bola da vez no cenário mundial de movimentação de cargas. O ...